quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ponto crítico



Sigo num ritmo acelerado a trajetória de um caminho sem volta. A essa altura não da mais para interromper o processo, não à como retroceder. O único medo que me assalta e me preocupa agora é o medo de não ter mais medo, e perder a noção do perigo. Não sei absolutamente em que fim vai dar, estou pagando pra ver, sei que posso pagar caro, só espero que não custe a minha própria alma.

Não mais se debato e nem ponho em risco a autenticidade do meu ser, em sacrifícios improdutivos contra as exigências legitimas da minha natureza, deixo que tudo corra naturalmente, não me preocupo mais com mandamentos que estão para alem de mim. Se o meu coração for bom, sei que dele procederá à verdade e a boas coisas, caso não seja, depois de tanto comprometimento, já não sei se posso saber ou fazer qualquer coisa.

Se a minha consciência me engana, então não me resta saída, posto que ela seja o meu único canal de cura. Se o julgamento que sempre fiz de mim mesmo não me resolve, e se tudo que senti e vivi diante Dele não servem de critério, então tudo para mim é nada, e nada é simplesmente: Nada. Por instantes e momentos nada me é sagrado e nem nada mais me surpreende. E às vezes não espero mais nada de coisa alguma, e se tudo que acredito não for; apenas o ser me basta.

Ando insensível ao desespero de não ter o sentimento de medo algum sobre a tênue linha que me separa do bem e do mau. Ainda que eu me julgue imune no meu vale de sombra e morte aonde o pecado perdeu seu poder de sedução sobre mim, porque nada mais me é proibido, mesmo assim não busco seguidores, pois sei que na pratica estou mais para um espetáculo com um fim trágico do que para alguém que possa edificar a outros.

Atualmente tudo para mim se tornou apenas humano. Dantes tudo que se apresentava como divino intocável vira-se agora algo devassável. Não forço isso, é apenas processo natural do meu modo de ser. Tornei-me diante de toda dádiva e grandeza, apenas um olhar atento, tudo perdeu seu mistério.

Num compasso ritmado de passos que não param pelo tropeço de pedras insignificantes do caminho, sigo e antecipo a maturação dos intentos do meu pensamento sagas e audacioso. E assim, sendo conduzido ao mais profundo da duvida, num denso e drástico estado de alma, do fundo do posso de meu ceticismo eu chego num ponto onde não consigo mais passar adiante.

Diante da sena da cruz o meu ser se dobra, a minha alma em sua veemência não mais avança, não por respeito ou por falta de coragem, é que ali as minhas forças se esgotam. Ao olhar o homem posto sobre ela, o meu coração vergado e prostrado a ate o mais baixo chão desta terra (pela força de subjugação que emana daquele evento) se derrama. A cruz é o meu limite.

Gresder Sil

sábado, 26 de setembro de 2009

sobre a finalidade do blog



Aqui cristianismo a-religioso, não se trata da discussão teológica e teórica sobre a desmistificação e a mensagem radical de um cristianismo adulto conforme esboçarão os teólogos neo-ortodoxos Rudolf Bultmann e Dietrich Bonhofer, mas do esforço de por em pratica tal entendimento, através da arte da literatura, de uma nova linguagem e estrutura de pensamento.

A fim de satisfazer uma necessidade cada vez mais presente, do exercício de uma fé crista individual e adulta, expressada de uma forma secular independente, sem o arcabouço do entendimento evangélico-protestante, histórico e atual.

Tendo por alvo as pessoas que não vivem sob a tutela de uma igreja comum ou sem o entusiasmo da ilusão de um movimento de renovação religiosa, que uma vez que tenham passado pelo cristianismo e profundamente marcadas por ele, a despeito de tudo, permanecerão cristãos para sempre.

Gresder Sil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...