terça-feira, 18 de outubro de 2011

O despertar intelectual religioso de Jesus


Uma das características mais humanas em Jesus que atestam sua verdadeira natureza terrena sem a necessidade de ele ter sido divino, é que ele começou sua produção religiosa entre os homens na mesma faze de vida em que os maiores homens se despontaram como homens produtivos na humanidade. Pois é aos trinta, na casa e na década dos trinta anos que um homem esta intelectual e emocionalmente formado para a vida e sua missão de vida entre os homens.

Para um homem normal sua completa maturidade começa depois dos quarenta, mas para o gênio cujo poder do seu espírito nato não depende de muita vivencia, aos trinta anos é que sua força mental chega ao seu ponto máximo de maturação, a prova disso é que todos os que fizeram algo grande surgiram como promissores nesta idade já com suas mentes e convicções formadas de tudo o que eram e queriam ser e fazer

Se ele esperou ou só se sentiu pronto aos trinta, é por que antes não se sentia seguro, ou não se sentia pleno para agir em sua missão entre os homens seus semelhantes. Sinal de que antes disso ainda passava por um processo: o de formação e aprendizado indiscutivelmente necessário. Exercício de aprendizado esse igual o de todos os homens aonde: crises, duvidas, equívocos são indispensáveis para formação madura de um caráter e de uma convicção poderosa testada nas intempéries do tempo e da vida de quem sentiu sua verdade na pele e não recebeu pronta.

Do despertar da sua consciência moral e de suas duvidas existências e religiosas ate as idade madura em que ele começou sua missão, é impossível que não tenha passado por um processo imenso de crença descrença e fé. Aonde naturalmente quando jovem recebe as crenças prontas dos adultos e fáceis para os jovens que vão aos poucas se desconstruindo para ele formar com suas próprias experiências e intuição: a sua fé individual e subjetiva; diferente da que tinha quando começou a sua vida espiritual e intelectual. Processo esse por qual todo sábio passa.

E como todo homem como ele, provavelmente tenha passado por uma experiência visceral de despertar abrupto aonde em pouco tempo devido o acumulo de crises duvidas intensa e racionalização, aonde de uma hora para outra o coração rejeita toda a antiga crença que nela patinava para dar vida a uma nova fé absolutamente livre das instituições e dos medos espirituais que renova toda uma cosmovisão de mundo. Libertando a alma do homem para ele seguir sua própria intuição interior e não os dogmas e crenças recebidas. Impossível ser homem, ser gênio, ser profeta ou sábio e não ter passado por isso nos anos que se corre da infância aos trinta anos.

Acreditar que ele foi homem e não tenha tido e percorrido seu próprio caminho aonde ele encontrou seu destino, pensado que tudo nele estava pronto e que nunca tenha se equivocado ou errado no seu percurso ate seu desertar, é ignorar o fato da qual um homem para ser homem pronto e maduro tenha que passar por todo este processo aonde ele mesmo descobre com suor sangue e lagrima sua missão de vida entre seus semelhantes, pela qual amou por estar irmanado na existência com todos eles, não sendo um ser pronto, mas um que se descobre no mundo.

Esdras Gregório

Escrito em 18/10/11

Sexto texto da serie de desmitologização da divindade de Jesus

1 comentários:

O Provocador disse...

“Durante muito tempo a Bíblia foi usada para justificar a escravidão, a morte de prisioneiros de guerra, os desejos sádicos dos assassinos de mulheres acusadas de serem bruxas, poligamia e crueldade com animais. Foi usada para encorajar a crença nas mais infames superstições e desencorajar o ensino de verdades científicas. Não devemos esquecer que, bem e mal, fluem da bíblia. Logo, ela não está acima da crítica.”
O Provocador

Postar um comentário

.
“todo ponto de vista é à vista de
um ponto, nos sempre vemos de um
ponto, somente Deus tem todos os
pontos de vista e tem a vista de
todos os pontos.”
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...