segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Que homem Jesus era



Todas as análises com a razão nos levaram a ver que Jesus foi homem e aprendeu tudo sobre si e sobre Deus como homem na sua trajetória única de existência. Aonde se descobriu em si mesmo e em sua relação de existência com Deus a qual lhe caracterizou um tipo comum e já existente de homem. Jesus como homem se enquadrou numa espécie de homem singular sobre a terra, e neste tipo se relevou como o seu máximo representante.

Nas palavras de Jesus, nos seus passos na sua observação sobre a natureza e o ser humano se revelam o espírito poético de um homem espiritual por natureza intrínseca do seu ser e não por uma escolha ou decisão. Jesus era um místico por essência, sua fé em Deus era algo inseparavelmente ligado a sua personalidade e temperamento. Era do tipo de homem que via o mundo com o coração, sentia Deus com sua alma, e se identificava Nele de tal forma que assumiu por sua própria conta e risco falar em nome Dele.

Pois tanto a crença ou o ateísmo esta muito mais para o tipo pessoal de homem que se é na vida do que para as escolhas pessoais que se fazem na e durante a trajetória da vida, alias as escolhas são frutos do que se é em natureza; e o que se é em natureza de forma inevitável se define as decisões de uma pessoa em sua vida. Diferente dos homens cético e matemáticos que enxergam a vida de uma forma fria e objetiva, na vida e palavras de Jesus se vê alguém tão embevecido de sua visão espiritual de Deus que pode poetizar sobre Deus.

Tais homens não vêm a Deus como um ser definido a que se podem fazer doutrinas sobre sua pessoalidade e vontade. Jesus nunca falou Dele de forma teológica, mas apenas poética e emocional como o Pai dele o Pai nosso, o criador que sustenta ate as flores do campo e os pássaros do céu. Tudo ele enxergava em Deus, e sabia que uma força vinda deste Deus o guiava e a qual chamou de vontade de Deus. Tal Deus ele figurou em suas parábolas e releituras dos escritos dos textos sagrados, mas nunca dogmatizou ou tentou explicar. Este Deus tudo movia nele, assim ele sentia.

É tão claro pra Jesus que este Deus era real e sentido mais incompreensível que ele assumiu a missão de falar sobre Ele de uma forma simplificada para os pequeninos que não deveriam se perder em entender, mas sim em receber traduzido para eles uma vontade inexplicável e diretamente incomunicável. Jesus é aquele que se coloca entre o incógnito indefinido e impessoal para satisfazer no coração do homem o que a sua razão não pode alcançar e se ater em contemplar.

Ninguém viu a Deus como Jesus viu e sentiu, e esta visão ficou guardada pra ele para sempre. O que ele viu e sentiu os olhos comuns não podem ver. E seu contato direto com o eterno vem da sua profunda intuição mística de Deus que ele teve nos recessos profundos de sua alma poética e emocionalmente votada para enxergar Deus. A prova de que sua visão de Deus era mística e de que esse Deus para ele era sentido e não explicando que era indefinível e não personalizado, foi à forma como ele traduziu poeticamente a Deus para os homens e não tentou explicar de uma forma teológica e doutrinária.

Esdras Gregório

Escrito em 24 de outubro de 2011

Sétimo texto da serie sobre a desmitologizaçao da divindade de Jesus.

5 comentários:

Levi B. Santos disse...

O Verdadeiro evangelho de Cristo - segundo escreveu Gresder.

Pelo menos, poeticamente falando, ele exala mais calor humano que os sinóticos (rsrs)

Esdras Gregório disse...

hahaha que honra Levi rsrs

António Ja Batalha disse...

Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.

Esdras Gregório disse...

Antonio duvido que tenha lido algo, se nao nao colaria aqui esse comentário repetido.

Noemi disse...

Reciban muchisimas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
Desde El Salvador Centroamerica

Postar um comentário

.
“todo ponto de vista é à vista de
um ponto, nos sempre vemos de um
ponto, somente Deus tem todos os
pontos de vista e tem a vista de
todos os pontos.”
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...