sábado, 17 de julho de 2010

Quando eu era menino pecava como menino




Gostaria que essa carta não corresse o risco de ser entendido como uma replica disputa ou justificativa, mas simplesmente como uma explicação do meu entendimento da coisa. Você me perguntou daquela ultima vez se Davi continuou (pecando) depois do arrependimento? Como se ele tivesse se tornado um santo ou casto! Ai eu respondo que sim! Davi não só continuou transando com as suas sessenta mulheres como fez da viúva de Urias a sua principal esposa. Pecado sexual no velho testamento tem a ver com a invasão da “propriedade” privada de outro homem, e não necessariamente com a quebra quase inevitável do propósito original de Genesis dois. Aja vista a farta documentação das experiências sexuais dos homens nesta época. O que muda no novo testamento? Só o fato de que nele não temos tal registro pessoal dos protagonistas.

Quanto a mim me arrepender? Não sou desonesto e ingênuo diante de Deus! Para oferecer-lhe um sentimento, consciente de que eu não sou capas de mudar a minha própria situação. Já lutei muito! Deus o sabe! Quando eu era menino, pecava como menino, agora que sou homem, peco como homem. Ou seja: lutei em toda minha adolescência da fé, sem êxito nenhum, contra a pornografia e masturbação, acontece que o desejo tornou se não só necessidade física do corpo e do toque, mas como também a necessidade psicológica de sentir o ser da mulher no ato do “amor”. Se quando no fervor puro e apaixonado de meu primeiro amor eu não venci o “pecado”, imagine agora: adulto, viril e “liberal”: impossível né!

Falo e insisto nesta questão não para ser aprovado diante de você; mas para que você nunca de uma definição sobre o estado espiritual de qualquer homem na presença de Deus. As suas palavras de juízo estão gravadas em minha memória! Presumir saber o que se passa na consciência de um homem e a posição de Deus perante ele é monstruoso! Meu “pecado” evoluiu naturalmente com a minha maturidade, no entanto o que sou hoje no coração sempre foi o mesmo desde a minha conversão; essencialmente nada mudou por isso minha mente e minha alma não pode aceitar essa sentença de que perdi algo espiritualmente. Pelo contrario, a serenidade do meu espírito hoje, é maior.

O evangelho é um reino de consciência, e ninguém pode julgar o estado moral de um homem. Primeiro porque não esta sobre as mesmas conjunturas e condições e, principalmente porque é incapaz de saber se a alma de tal homem sente vazio, desespero e culpa, ou: perdão, Graça e paz. Se fôssemos sentenciar quem herda o reino de Deus, conforme Gálatas cinco, pela aquela lista (Lei) quase ninguém sobraria! Mas o sexo tem sido um problema para a igreja que não sabe lidar com ele não é? Meu Deus! Quanta injustiça! Afinal é a lei brutal da natureza né: os fortes e aptos para a vida religiosa ascética sobrevivem, em quanto os fracos são dizimados.

Eu sei que para você me “aceitar” equivale a abrir uma concessão para as suas tentações. Mas você tem uma carne pra tocar e cheirar; você tem uma austera visão religiosa herdada sobre o sexo; você tem a construção de uma família e de uma historia cristã para honrar; você tem praticamente o dobro de minha idade, maturidade e prudência. Você é cercado por toda essa estrutura e pela responsabilidade por muitas pessoas que estão diante de você. E eu?... Não tenho nada disso!... A não ser o instinto e o destino fatídico de Sansão e a missão funesta de profetas que andavam nus. No entanto você tem todo o direito de dizer que isso ou aquilo e grave pecado, mas jamais dizer que um homem tem ou não tem comunhão com Deus. Isso!... Esta além de você!... E é desconhecido de todos!


Gresder Sil


Escrito em 01/08/09

23 comentários:

Anônimo disse...

GRESDERZITTO,

Ficou muito bom o seu artigo...e de fácil entendimento (segundo texto consecutivo seu que entendo após a primeira leitura..rs..milagres acontecem!!)...

Mas sabe, a começar pela interpretação do Título: "Quando eu era menino pecava como menino"...eu penso o seguinte....

Quando crianças, ninguém imagina que uma criança pode cometer um pecado...até mesmo, se ela cometer, ela nem saberá o que realmente é um pecado....e afinal, ela é criança....e toda criança herdará os reinos dos céus...estou certa ou errada??!!

Creio que mesmo crescendo, fisicamente, ainda permanece em nós uma alma de criança....que nos leva à fragilidade...ao desejo de proteção e carinho.....que vêm desde a época materna...

Então, será que porque não pecávamos quando criança nunca pecaremos? ou será que porque já pecávamos continuaremos pecando por toda a vida?...

Creio, em meu ponto de vista, que o instinto humano é impregnado desde o ventre da mãe, nós nascemos com nosso instinto e propensão que nos leva ao decorrer da vida, sermos mais ruins...ou sermos mais bons...ou sermos na verdade o que temos que ser...

Acho que o Levi deve saber muitíssimo melhor disso do que eu....

Então, não podemos julgar as pessoas quanto às suas atitudes, mas apenas fazê-la reconhecer que certos atos seus não são compatíveis com a moral da sociedade....

Até porque, o que pode ser pecado pra mim, pode não ser pecado para você...

E quando diz:

"(mas jamais dizer que um homem tem ou não tem comunhão com Deus). Isso!... Esta além de você!... E é desconhecido de todos!"

Nunca saberemos o que a tal comunhão com Deus é capaz de nos submeter.....
Pois, para mim....um pecador, com alma de pecador...que só não peca por MEDO e preservação de uma comunhão, é a pessoa mais fria e calculista.....pois para mim, a pessoa tem que fazer predominar sua índole, independente se será julgado ou não....o que vale, não é o comportamento que a pessoa adota dentro de uma determinada religião, mas sim, a revelação da sua verdadeira identidade.

E se uma pessoa tem um coração de uma bondade ímpar, não tem maldade suficiente para arruinar com a vida de alguém...este é um EXEMPLO e tanto..

A vida não deve ser encenada, nem nós devemos nos ocultar atrás de personagens....precisamos viver sim, como nós mesmos....mas o mais importante, é procurar ser sempre uma pessoa certa, por si só...e não por medo de julgamentos....

Nós precisamos fazer as coisas, como se estivéssemos sendo filmados 24 horas, assim como na "Casa BBB"...rs....(mas sem sabermos).

E imagine, se você estivesse sendo filmado, mas sem saber da filmagem, e quando lhe contassem de todas as filmagens feitas...e que as imagens seriam exibidas para o mundo todo...você morreria de vergonha??!!

Claro que uma vergonha aqui ou ali teremos..(exemplo, tomando banho e outras coisitas mais..rs)...mas estas "vergonhas" até então são naturais.....e só precisamos preservar, para que nestas cenas nunca aparecem coisas capazes de nos arruinar de vez..

É a isto que chamo de CARÁTER....é fazer coisas boas....e se for filmado, não se envergonhará de nada....nunca terá a esconder algo, porque este algo é literalmente errado....


Beijos.

Comentário Postado na mesma Postagem, no BLOG da CPFG em 17/07/2010.

***Adriana Rocha*** disse...

Sabe que gosto muito da sua maneira de colocar as coisas e pre muitos se ternam escandalo de alguma forma, mas porque? As pessoas da "igreja", querem ter presença participativa no imparticipavel, Ele fez tudo! nem há o que fazer além de O adorar e deixar que Ele realmente venho nos lapidar a cada dia, a cada dia aprendendo afinal viver é um aprendizado.
Sempre sou redundante em dizer a salvação é tão particular quanto o pecado, são motivos diferentes que conduzem ao pecado, mas o que é pecado? Pecado é desobedecer a Deus, provavelmente o Senhor pode ter advertido algumas mulheres com relação a não se produzirem, tipo: "você fulana de tal não vai se maquiar, nem usar jóias nada disso" a senhora fulana de tal não pode cometer o pecado de desobedece-Lo, não eu Adriana meus diabinhhos de estimação são outros Deus que sonda corações e rins, sabe exatamente onde tratar nossa vida. Eu tenho pra mim que quando abrimos a vida pra Jesus, Ele trata mais morte que vida em nós, Ele sabe exatamente onde matar pra não nos matar. Nem ficar encanando com o que fez lá atrás ressucitando o pecado, pedir perdão todos os dias pelos mesmos pecados do passado é não acreditar que foi perdoado, não confiar é desobedecer e desobedecer é pecado. Esdras maravilhoso artigo, como sempre.

Levi B. Santos disse...

Alguns dias depois desse fatídico diálogo, o dirigente da congregação reuniu a igreja e concluiu a sua sentença, baseada (como sempre) em Mateus 6:19, que diz assim:

“Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus”.

A reprovação sacerdotal encontrando um terreno fértil no coração daquele jovem, de início, fez aumentar grandemente a sensação de que ele estava realmente desviado dos caminhos do Senhor. Com o tempo e as suas muitas leituras ele, enfim, conseguiu reforçar as suas defesas contra o Superego, e, ao abrir os olhos pode compreender que o temor dos julgamentos dos homens era a explicação para a sua consciência pesada.
Ele chegara a entender que a “falsa culpa”, às vezes, se escondia veladamente por trás de seus protestos inconscientes.

Um belo dia, após a descarga instintiva, que o aliviara da grande pressão libidinosa, chegou a sentir, sutilmente, a mesma sensação que um dia lhe invadiu o corpo nos seus tempos de menino travesso, quando com tremor e temor, foi chamado ao tribunal paterno para se explicar sobre aquilo que ele mais temia que fosse descoberto.

Hoje, longe da moral dos “princípios” e “deveres” eclesiásticos, esse jovem, já bem maduro, vive exteriorizando a sua revolta contra o conformismo sufocante da igreja, junto a outros hereges com histórias muito parecidas, reunidos numa “divina e diabólica” confraria.

Anônimo disse...

Até quando continuará comendo pérolas??


Não percebeu que sua consciência, seu estado e estágio "espiritual" não é mais o mesmo?!

Acho melhor mudar o nome seu blog e partir para uma "espiritualidade totalmente a-religosa e madura" logo de uma vez ao invés de ficar patinando nas entelinhas da religião, rsrsrsr...



Abraço

Ex-Primata

Levi B. Santos disse...

GRESDER

Estamos no mato sem cachorro, nessa inglória luta contra esse grande dragão que é o TABU do SEXO. Como falou ISA, a sarjeta é o nosso esconderijo para não contaminar as almas do rebanho divino (rsrs)

A instituição religiosa é amais sólida e antiga instituição, devido muito mais ao poder de domínio sobre os desejos dos seus fieis, que ela denomina de “concupiscência”. É impossível tirá-la dessa guerra sem fim das forças espirituais lutando contra as forças carnais.

Dizem alguns estudiosos dos mitos, que Lucifer antes de ser expulso do céu fez uma negociação com Deus, e o resultado foi que ele ficou com a parte dos desejos carnais mais perigosos para o homem, como a lascívia e a luxúria. Dessa maneira, a demonização do prazer sexual teve início na “corte celestial”.

Como purificar a religião desse fermento que foi semeado por milênios?

A noção de que o sexo tem de ter finalidade procriadora, caso contrário, será visto sob o estigma negativo do prazer, foi a primeira reação, foi o primeiro mecanismo de defesa inconsciente que surgiu nos homens de longas eras.

Os “santos homens de Deus” que pregam a purificação do corpo, não sabem que estão, simplesmente, exercendo uma resistência ou mecanismo mental defensivo, que faz projetar no outro, aquilo que ele considera maldade ou coisa impura e do demônio, para aplacar a cobrança do superego extremamente exigente. Para eles o mundo prazeroso da esfera sexual não vem das mãos de um Deus bom. Daí a impossibilidade deles transarem ouvindo um hino de adoração.

Ao invés de aceitarem, esse lado SOMBRA, o seu lado TREVAS, como metáforas que falam das profundezas do “seu ser em si”, eles preferem recalcá-las exorcizando ou pondo para fora o que deveria ser reconhecido como parte integrante do seu ser paradoxal. E o que conseguem , é deixar as suas almas vagando por um terreno hostil, aprisionando os seus corpos numa pretensa e falsa santificação. O crente”, para não correr o risco de perder a proteção divina, vive num eterno policiamento para não se deixar seduzir pelas alegrias do mundo.

É fato, que alguns quando afrouxam as rédeas da prisão repressora, depois de tanto reprimir o instinto sexual, caem de corpo e alma em excessos, de modo que o estado final desse crente é sete vezes pior do que no início (é bíblico). Ele passa de um radicalismo para outro radicalismo pior, deixando para trás nós(hereges) que bebemos e transamos com MODERAÇÃO.

Anônimo disse...

Gresder, concordo contigo que ninguém tem condições de dizer quem tem e quem não tem comunhão com Deus, isso é pura pretenciosidade humana (se é que essa palavra existe). Porém, "para evitar que os pequeninos se percam", hehe, hereges como nós precisam ir para as sargetas da igrejas...

Marcio Alves disse...

GRESDER

Não sei qual foi à mulher que recebeu este seu e-mail, mas deve ter ficado assustada com toda esta sua sinceridade radical, de dizer o que pensa, sem pensar nas conseqüências do que fala.

Você não entende e talvez nunca vá entender que a mulher precisa ser “enganada” muitas vezes.....imagina só uma cena: você esta casado, sua mulher para te agradar, resolve ir ao cabeleireiro e gastar muito dinheiro em seu cabelo, para ficar linda e maravilhosa para surpreender você, só que você achou que ficou horrível, qual é então a sua atitude:

A- Engana ela só um pouquinho e diz que esta maravilhosa, retribuindo igualmente o agrado.

B- Se é crente fiel e temente a deus, portanto não pode mentir, não fala que está bonito, porém também tem a sensibilidade de não dizer exatamente o que pensa.

C- Agi estupidamente dizendo completamente a verdade nua e crua a ela, perguntando se ela teve coragem de jogar o seu dinheiro fora para fazer uma coisa tão horrível assim no cabelo.



Não respondi....deixa eu tentar adivinhar a sua reação....conhecendo você como nós conhecemos, com toda certeza sua resposta será a letra C.

Meu diagnostico para você então é o seguinte:
Nunca irá casar com ninguém, e se chegar a casar por milagre ou porque a moça é louca, seu casamento está condenado a acabar rapidamente.

Portanto meu amigo gênio e escritor, você pode entender muito bem os seus textos, mas de como relacionar com uma dama está bem fraquinho......entenda GRESDER que as mulheres precisam ser “enganadas” no bom sentido é claro e que há verdades tão valiosas que devem ser protegidas com as maiores mentiras.

Esdras Gregório disse...

Como tu é burro este e-mail foi escrito para um irmao jumento

Esdras Gregório disse...

Paulinha criança é o bicho mais egoísta e folgado que tem, Mas Deus as faz tão meigas e especiais que nos feito bobos não raciocinamos tanto egocentrismo nestas ferinhas.

Também acredito que o que conta é o caráter, pois neste mundo complexo de personalidades, pensamentos e experiências particulares cada um tem que construir a sua própria lei e moralidade sexual.

E é exatamente sobre esse o assunto que o texto fala e o Eduardo fugiu, pois ele como ninguém sabe como é o atraso moral dos evangélicos com suas leis fixas que mais produz tentações do que pacificações ao coração.

Esdras Gregório disse...

Adriana sabe por que você gosta do jeito que escrevo estas coisas, porque eu faço das coisas “impuras”, coisas humanas e naturais, eu poderia descrever uma sena de sexo sem ninguém encontrar malicia e sacanagem, pois para mim essas coisas são assim mesmo, sem perversidade e pecado, quando se faz sem engano e traição.
A consciência limpa e o coração voltado para Deus é realmente tão particular como cada franqueza e tendência de cada um.

Esdras Gregório disse...

Levi ! Deliciosa a sua continuação da historia, mas você sabia que esta ”carta” é um e-mail real de um irmão daqui de campinas.

Pois é, a pesar de eu assim igual a vocês escrever e fazer contos e personagens, dessa ves foi de verdade.

Este seu texto definiu toda esta questão da culpa: “compreender que o temor dos julgamentos dos homens era a explicação para a sua consciência pesada.”

Mas a parece que até certo ponto a culpa imposta tem certo valor de repressão quando não temos consciência de valor real par saber como e com quem desenvolver aquilo que é nosso direito por natureza.

O que você acha, quando o menino esta pronto para deixar os pecados de menino par pecar como homem.

Esdras Gregório disse...

Ex-primata ou Eduardo Wiliam ser a-religioso não é necessariamente estar totalmente fora da religião, mas a partir dela, estar e ir além dela rsrs

Marcio Alves disse...

GRESDER

Eu posso ter errado no destinatário do e-mail, mas que eu acertei e muito em relação ao seu comportamento com as mulheres, isto eu acertei....ou você vai negar que sua escolha não seria a C????

Esdras Gregório disse...

Marcio um dia a menina que eu gostava estava feia pelo penteado que doía, eu não disse nada, quinze dias depois ela estava bonita com o cabelo de rabo de cavalo, ai eu disse assim de um jeito carinhoso: “o que você tem? aquele dia você estava feia, mas hoje você esta linda de morrer” ela com um sorriso saltando do rosto me disse toda meiga e feliz “eu também sou humana né”

Eu geralmente não preciso dizer mentiras, pois sei quando colocar as verdades de forma menos trágica e construtiva, a não ser que eu quiser espantar ou testar a pessoa.

Anônimo disse...

Gresderzinho,


"...cada um tem que construir a sua própria lei e moralidade sexual."

Até concordo.

Mas pergunte ao crente-crente ungido de óleo se eles estão aptos à construírem suas próprias moralidades sexuais???

Isto é um sonho inalcansável...pois a religião sempre vai pregar a sua moral, e quando tu fizer algo imcompatível com o comportamento religioso ...espera os dedinhos indicadores serem apontados para sua direção!!!

Mas para mim, cada um colhe o que planta e cada um paga o que gasta....não sou eu que vou dedurar ao vizinho que a mulher dele está dormindo com outro, e mesmo fazendo isto, não vai ser eu que vou mudar a índole da esposa do vizinho...

Ela traça o perfil moral dela para a sociedade, e eu traço o meu....se depois houver um possível "julgamento"......aí cada um por si e Deus por todos....kkkkkkkkk...

Beijos..

Eduardo Medeiros disse...

Dos 20 ao 25 então foi pietista. Não beijou na boca!! casto. Onanista carregado de culpa. Tá explicado porque você debandou geral depois que se livrou da pietagem...

Gresder, admiro muito a sua moral sexual. Você não engana, não manipula, é sincero, não mente...sabe, você daria um ótimo marido...

Um dia a vida vai te surpreender e na tua frente vai aparecer um bela mulher madura, cabeça feita, inteligente que vai fazer sua cabeça virar. Não só a de baixo...

TEr liberdade é muito bom. Mas estar junto de uma mulher que desperta em você bons sentimentos de amor e paixão, amiga, companheira, divertida, sincera, bom coração, sensível, é se deixar aprisionar de livre e espontânea vontade porque você sabe que vale a pena.

Pelo menos, é assim que eu penso. E sinto. Adoro ser um "homem de família"...rssssss

Ivo Fernandes disse...

Meu amigo de alma, tudo que disseste de maneira simples foi extremamente enriquecedor para quem leu e não se perdeu na arrogância de não se enxergar no que disseste.

Gostei demais,

Abraços

Marcio Alves disse...

GRESDER

Está explicado o porquê de você ser assim tão, tão, tão.....liberal na sua moral..........como é a frase do seu herói pornográfico preferido mesmo: “o pecado da alma se encontra no corpo, peque com o corpo e sua alma se libertará”.

Caramba que diz que não se aprende cultura assistindo pornografia...então vai lá, arrebenta, detona, acaricie o salame, esgalhe o pessegueiro, bata uma scóbia, escreva a mão, faça mapas, descabele o palhaço, jogue dados, de as cartas, faça justiça com as próprias mãos, Toque uma, toque uma bronha, rua da palma nº 5, dar á bomba, futebol 5 contra 1 e 2 bolas, despene o sabiá, cole azuleijos, descasque a banana, de lustro ao mastro, espanque o macaco, polira a vega, esmague a blica, jogue bilhar de bolso, sacuda o sacana, mate o passarinho a soco, cinco Farizeus batendo no Judeu fazendo ele vomitar o que não comeu, Amarre os cinco boizinhos na tora e finalmente seja feliz.

Anônimo disse...

MARCINHO,

Com o seu comentário sobre o liberalismo do Gresderzitto, me lembrei que ele vive na sua própria Constituição...

"Constituição de 2006"
(Quando GRESDER tinha 24 anos e deu o primeiro beijo...rs)

Dos Direitos e Garantias Fundamentais da MOral Sexual

CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. (3%7&8*XYZ)º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, ao SEXO, à igualdade, à segurança das suas próprias "propriedades", e liberdade às "propriedade" dos outros....e nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações sexuais, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa (sexo) ainda mais por virtude de lei (igreja) ;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; nem morrerá na seca e no desejo;

IV - é livre a manifestação do DESEJO, não sendo vedado o anonimato....pode ser com Maria, Josefina, Guilhermina...sem nome...o nome nem importa....

V - é assegurado o direito de RECIPROCIDADE, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem...e se não pagar bem pelo feito (tá lascado);

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias, de forma que eles fiquem no cantinho deles, e você crie sua própria moralidade SEXUAL e SOCIAL;

Constituição criada, elaborada, carimbada, registrada por Gresder SIL.
DATA (%&/%$#/2006)

P.S. Perco o amigo, mas não perco a piada!!

Esdras Gregório disse...

Ivo assim como eu me enxergo em muita coisa do que você e outros escrevem, você e outros também podem enxergar em mim o reflexo de vocês mesmos, pois juntos estamos nesta existência cujas diferenças estão mais na nossa capa do que em nossa escencia.

Anônimo disse...

Dudu e Gresder,

A questão de explicar o "porque não pode" é fundamental....embora que, para muitos adolescentes vão entrar numa orelha e sair na outra...

Falo isto como experiência própria....não tenho filhos, por enquanto meus....mas "educo" os filhos dos outros, todos os dias...

HOje na escola, temos aulas de sexualidade....já presenciei palestras informatizando a criançada dos perigos que correm...gravidez indesejada e tal....

Temos projetos nas disciplinas de ciências, que dá o direito dos alunos questionarem suas dúvidas em uma tirinha de papel, anonimamente, e depois um especialista ou até mesmo a professora de ciências, senta-se em frente à sala, e responde as questões uma a uma.....sem identificar o nome, pelo fato dos papéis não conterem nomes...

Creio que estes jovens, estão sendo informados...e lembro-me já na minha época, o quanto aprendi na escola....aliás, eu diria que aprendi mais na escola, do que com as orientações de meus pais...

Mas eu te pergunto...adianta informação?? explicação??

Sim...é fundamental..

Mas cada um faz o seu caráter...a sua moralidade...

Meu pai nunca sentou ao meu lado, e me disse que eu menstruaria...que eu engravidaria...etc....a questão é que me informei...busquei fontes ....e hoje, estou aqui..

Uma mulher, aos 25 anos sem filhos....e honro meu caráter...

Não sou uma mulher que sai com qualquer ou com todo tipo de homem, pois isto me dá ânsia mesmo....

Sou do tipo, até que se tomo uma cantada na rua, dou uma encarada e digo: "Que idiota!!"

Me dou o respeito...faço minha moralidade....e exijo respeito com esta minha atitude...

Beijos.

Cada um percorre a sua MORALIDADE sem perceber...exceto àqueles que morrem e infartam se não seguirem um ensinamento e exigência religiosa.

Mas o TIPO de Moralidade advém do caráter....olhe o caráter, e verás o TIPO de moralidade traçada pelo indivíduo..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu acho que criança não é tão santa assim, sabe o que é certo e o que é errado sim. Na é poca que Jesus disse que os pequeninos herdarão o reino dos ceus é pq não existiam as informações que hoje em dia as crianças tem acesso. As crianças ve~em pornografia na internet e sabem de coisas assim até mesmo de seus pais e avos. Crianças não são santas, são tão pecadoras quanto os adultos.

Postar um comentário

.
“todo ponto de vista é à vista de
um ponto, nos sempre vemos de um
ponto, somente Deus tem todos os
pontos de vista e tem a vista de
todos os pontos.”
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...