terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amor de desespero


Análoga a conversão religiosa, sabemos que muitas escolhas no amor, não foram feitas no estado pleno dos apaixonados, mas são frutos de carências ou desespero de solidão. Alguns amores só foram possíveis por acontecer em um estado frágil de pessoas que por necessidade de companhia acreditaram encontrar o par perfeito e presos ficaram a ele pela dependência enganosa da paixão.

Assim é a religião, pega somente os fracos ou os fortes em seu estado de fraqueza. Nem um criminoso no auge de seu orgulho e convicção se converteu ate hoje a religião alguma, mas somente quando estava fudido e arregaçado encontrou inconsciente na igreja um outro sentido de vida que pudesse devolver de alguma forma seu status de poder perdido no crime. Neste caso ele só troca de ambiente de atuação.

Nem um artista feliz e boêmio se tornou gospel durante seu estado normal de carreira solida e premiada, mas somente quando o brilho desapareceu e ele sentiu o peso da inutilidade dos fracassados, que ele recorreu à religião. É assim, o cara dá o melhor de si para o “diabo” e depois de esbagaçado oferece o resto para “Deus”. É disso que a religião vive e se alimenta: do resto do “lixo”. Do pior estado emocional e psicológico do homem.

Isso por que a religião impera pelo medo, pela pressão, pela chantagem, pelo oportunismo. Esta mais do que na hora de criarmos uma nova mentalidade aonde o humano se achega ao divino pelo valor intrínseco da espiritualidade humana e não pelo império do medo causado na religião e por seu mercantilismo que vive da venda de remédio que não curam o homem de sua dependência e fraquezas psicológicas.

A religião não pode mais fazer isso com o homem, é melhor morrer fracassado, detonado, mas com orgulho, do que nos “últimos minutos” pedir perdão a “Deus” (religião) sendo que em vida plena e consciente se desprezou a religião. Nem Deus merece isso e nem o homem tamanha humilhação de sua dignidade de sofrer a conseqüência de suas próprias escolhas de ser autônomo e cooperador de seu próprio destino.

Esdras Gregório

Escrito em 27/12/10

70 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito este texto! Nunca tinha visto por esta ótica, se bem que os "ímpios" sempre dizem:

"Depois que você mata, adultera, rouba, e etc. vão correndo para a igreja para tentar resgatar uma moralidade que nunca possuíram". Cansei de ouvir isso, mesmo sabendo que minha conversão foi puramente por amor a Deus.

O homem é um leão Gresder, você bem sabe disso, mas quando o leão está fraco, até mesmo as hienas podem ser uma fonte de subsistência, porque sempre sobra um restinho de carniça para comer.

Mas o grande problema é: Quando o leão está novamente fortalecido, procurará uma presa só para ele, e não precisará da "ajuda" das hienas. Seu instinto animal, predador, falará mais alto novamente.

O homem às vezes, procede da mesma maneira. Só que muitas vezes, ela não abandona a instituição que o amparou. Ele apenas desenvolve uma maneira de extrair mais um pouco desta fonte de ajuda chamada religião. Tornar-se-á um predador dentro da igreja, e não poupará esforços para alimentar a "instituição vocacional" que tornou-se sua "vocação profissional".

Quem lê entenda.

Abraços!

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Olá Gresder e Noreda,

Assim como eu, vocês já devem ter ouvido este jargão do meio evangélico: "quem não vem pelo amor, vem pela dor". Mas em parte eu considero verdadeiro, exceto pelo que nem todos vêm a Cristo.

Estávamos a debater no artigo anterior sobre a ressureição e nossa conversa acabou em torno de meu testemunho de conversão, assunto que, por sua vez, é pertinente ao que vc propõe debater neste novo artigo.

Não vejo necessidade agora de falar algo a meu respeito, mas quero lembrá-los da experiência do apóstolo Paulo que, por três vezes, é contada no livro de Atos e uma vez na epóstola aos Gálatas. E, lendo tais narrativas, compreendemos como um homem que, perseguia os seguidores de Jesus com tanta pressão a ponto de fazer alguns blasfemarem negando a fé, pôde ter uma experiência de conversão tão radical?

Não estava Paulo no auge de sua vida, agradando o sumo sacerdote e conquistando uma provável posição futura no Sinédrio? Caso conseguisse enfraquecer os seguidores do Caminho (como eram chamados antes os cristãos), ele não teria obtido um vantajoso casamento e quem sabe até se tornado a maior autoridade dentre os fariseus?

Entretanto, sua conversão parece ser inexplicável do ponto de vista racional. Paulo não demonstrava estar na pior e, ao se tornar mais um seguidor de Jesus, teve que enfrentar a oposição de inúmeros judeus e também da própria Igreja que a princípio não acreditava.

De qualquer modo, tenho visto que muitos daqueles que se convertem de fato estavam na poior. Foi quando os falsos amigos o abandonaram, seu dinheiro acabou, ele estava doente ou desempregado que alguém lhe trouxe uma Palavra de amor. E aí para quem não quer descer orgulhosamente ao inferno, abre-se a oportunidade de conversão tal como aconteceu com o rei Manassés quando estava na prisão.

Contudo, Deus é misericordioso e não nos trata conforme os nossos pecados. Para Ele o que importa é o homem aproximar-se com o coração quebrantado. Certamente, Ele não deprezará.

Abram seus corações, meus irmãos!

Anônimo disse...

Rodrigo, eu já estudei por inúmeras vezes a fantástica história da conversão de Paulo. E, se você permitir, e o Gresder, é claro, gostaria de aproveitar a temática para dar continuidade à teoria de que o apóstolo Paulo, era de fato um epilético.

Sua conversão foi fruto de uma alucinação, bem comum dos portadores desta doença do cérebro.

Voltarei mais tarde para apresentar meus argumentos, pois agora, tenho que dar banho nos meninos que brincaram o dia inteiro na terra.

Mas voltarei, podem esperar.

Esdras Gregório disse...

Rodrigo vem pra vida, sai da dos exemplos inverificáveis, você esta cada vez mais ridículo com isso, você esta triste?Pois seu nível de comentário desde que você começou a comentar aqui baixou num sentido melancólico fundamentalista deplorável. Você esta parecendo sonso que não esta escutando nada do que está sendo falando. dando uma de desentendido.

Vou falar auto para você escutar, TUDO O QUE VOCE ESTA VIVENDO A GETE JA VIVEU, ou você acha que o seu modo de se achegar a deus é mais correto e o nosso foi errado, acorda porra! Aqui tem gente e não maquina falando com você. Enquanto você estava fazendo tudo o que você escreveu em sua “confissão” eu esta servindo a Deus com muito mais honestidade do que a sua aqui, velho se você soubesse o meu teor de oração com Deus você jamais cresceria dando uma de crente pára cima de nós.

Escuta de novo EU SOU VOCE NO FUTURO, VOCE SOU EU NO PASSADO, leia a porra desse post e contradiga com experiências reais, alis nem o outro texto você conseguiu provar que vocês evangélicos amam a Jesus pela essência de Jesus, mas sim pelo fato de ele ser Deus. Eu amo Jesus, entre neste blog e veja quantos textos tem só sobre ele, eu amo o homem Jesus, o real, a não o crido e glorificado. Eu sempre o amei, e nunca em dez anos de crença senti esta coisa idiota de presença de Deus que vocês dizem, eu sentia é amor por ele, amor como sinto por minha mãe.

Só isso existe, o cristianismo fez a maior injustiça com Jesus transformando ele em um Deus, isto por que deus tem segundo a religião um raciocino diferente dos homens, ou seja eles tem medo da razão do homem de Jesus, e inconscientemente o deificaram para não encarar o fato de que Jesus era foda, que detonava com a religião, que fudia com os caras só com poucas palavras e olhares fulminantes.

Você fala escreve como se tivesse vinte e cinco anos, pois de fato é assim, pois esta atrasado meu velho, não sua juventude você fez o que eu nunca vou fazer em minha vida (não te culpo, não existe pecado, apensa homens descasos na estrada poeirenta da vida) você é o típico cara que eu descrevi, perdeu vários motivos de alegria e se esconde escrevendo a mil em suas horas vagas, gosta de pregar,( leio o meus livro sobre os pregadores para você ver o quanto TODOS os pregadores pregam pelo prazer e se utilizam do conhecimento para emocionar as pessoas.) e faz disso sua fuga a e uma de sua alegrias.

Esdras Gregório disse...

Você entrou aqui com postura de homem, discutindo a altura dos textos, agora parece que deu uma recaída melancólica fundamentalista, a sua tristeza ai do outro lado dá para sentir daqui, eu estou vendo daqui as angústias religiosas de almas piedosas que você esta sentido.É tão doentio isso que parece que você esta até gostando e sentindo provado por Deus, que Deus testando sua paciência com a gente, e acha que Deus esta abrindo uma porta para você falar do amor dele, ah! Poupe-me! Não somos objetos, somos homens porra!Você é racional em tudo o que faz, e em sua profissão, mas em matéria de religião é um romântico sentimentalista! Acorda velho! uma cara como eu poderia ter escrito vairos livros da bilblia se estivesse lá, não há nada de Espirito e Palavra, mas só intuição fé de quem escreveu.

Volte aqui quando você estiver em estado normal de homem, de macho, que eu não vou agüentar e suportar ver posturas doentias de sonso que ignora mil raciocínios violentos vomitado em sua cara, enquanto voce parece meio que atordoado citando versículos decorados e historias repetidas. Qual o teu problema?

Seja um homem normal, trabalhe, seja honesto, ame sua esposa , quando o bicho pegar, paga uma puta e fode com ela e depois volte para a sua família que você sustenta e ama sem culpa e melancolias ridículas, sabendo que neste mundo fudido, isso só é pecado na mente de doentes e tarados sexuais reprimidos que buscam na religião uma fuga que nega a vida potencial.

Salve a sua alma, ou saindo da igreja ou saindo de debates teológicos profundos e racionais. Não tente viver e transitar entre os dois mundo, (por masoquismo religioso que gosta de provação) ou uma coisa ou outra, ou seja, um fundamentalista ou seja um liberal de verdade, pois o meio termo só te fará deplorável e ridículo, falo pro teu bem, pra você acordar e virar homem em matéria de filosofia e teologia, ao invés de ficar escrevendo a esmo sem o respaldo com a realidade da vida de todos os homem, estando em num mundo perdido e fechado de mente, que é incapaz de ouvir o próximo.pois quando você senta de um lado de um idoso no ônibus,e começa a conversar, você ouve ele, você escuta a sua razões e crenças ou já vai logo falando de Jesus pra ele? Que bosta! É por isso que os crentes creem em condenação, pois nunca conversaram de verdade com uma pessoa do mundo, nunca ouviram CALADOS a verdade do outro..

Eu nem sempre sou assim, mas abri uma exceção para você porque dois Hubner na blogfera é intragável, ninguém merece tanta doença romântica e irrealidade em uma mente com possibilidade de ser normal, como um bom cidadão normal pensa. E quanto a Paulo, eu faria o mesmo se descesse da galeria da igreja sede de campinas chorando e se ajoelhando pedindo perdão depois de todo mundo saber que eu sou o maior herege da Assembléia do Belém. Essa é minha ultima cartada, Paulo fez para o “bem” por que eu não posso fazer par o “mau”

Eduardo Medeiros disse...

já sabemos de toda paranóia que a religião pode causar em uma pessoa, todos nós já conhecemos muitos neuróticos de carteirinha em nossas igrejas. mas eu quero fazer o papel de advogado do diabo e tentar analisar o outro lado da questão:

conheci também muitos drogados e bandidos que por uma conversão a cristo(ou a uma igreja ou à fé) foram capazes de superar seus vícios e melhorar o caráter.

então pergunto: isso é ruim?

queria ver a discussão indo por esse lado.

Esdras Gregório disse...

Lógico que não é ruim! Mas é o mesmo que eu curar um doente com um remédio e dizer que este remédio veio de uma fonte do fim do mundo no pé do arco ires.

Eduardo Medeiros disse...

caraio gresder, assim o nosso amigo rodrigo desiste de vez da gente ou vira de fato um fundamentalista ou um liberal. melhor lhe seria ficar só com o SENTIMENTO(aquela sensação de transcendentalidade que todos temos) e jogar no lixo todo o resto.

Eduardo Medeiros disse...

mas para quem está doente o mais importante é a cura e não de onde ela veio.

Anônimo disse...

GRESDER,

Eu concordo em partes com o teu texto, e não o acho um dos melhores textos aqui postado por você...confesso que você foi melhor em outros artigos, mas este deixou a desejar...e digo isto porque você generalizou tanto, que automaticamente anulou àquelas pessoas que mesmo não estando "o pó do caco" resolveram viver uma vida em Cristo simplesmente por prazer, amor e decisão de vida.

Antes de continuar o comentário, mesmo que você ou mais alguém aqui me xingue de um trilhão de nomes ofensivos, eu confesso que ao ler todos os comentários aqui postados, eu percebi que aqui não está ocorrendo uma discussão de assuntos, com o objetivo de dividirem conhecimentos teológicos ou vivenciados...isto aqui está uma disputa de quem sabe mais, e quem sabe menos....

Em nenhum momento vocês estão relevando a seriedade do comentário do RODRIGO, e alguns de vocês estão tacando pedra a todo o momento.

O RODRIGO possui a mesma capacidade intelectual que todos nós, e está tentando escrever de acordo com os seus conhecimentos...agora sinceramente, levar para o lado pessoal e individual certos comentários é sim golpe baixo de muita hipocrisia.

GRESDER, olhe que ridículo este comentário teu aqui para o RODRIGO, você fez uma análise?.

Por acaso ele te destratou em algum momento, para você usar-se de termos chulos?! Tenha santa paciência GRESDER.

Eu conheço você pessoalmente, eu falo com você por telefone, eu sei que você é humano...que pulsa um coração aí dentro de você, que você ama este Cristo homem....mas o Rodrigo nunca ouviu a tua voz, ele vai achar você a pessoa mais rustica, grossa e imbecil de todos os tempos.

Além do mais, se eu fosse o RODRIGO nunca mais colocaria os meus pés aqui, pois a infantilidade é grande e o debate só chega num ponto: STATUS.

Todos pensam em STATUS..estacas...posição de conhecimento...

Nossa estou envergonhada, não gosto de ofensas..não gosto que ofendam as pessoas...vamos amenizar...

Pode partir para o meu lado agora, pois conheço o jeito de cada aqui e sei que o que predomina é o que somos aqui fora e não o que parecemos ser aqui dentro...

Eduardo Medeiros disse...

taí o que você queria gresder, mixada bem dada da paulinha...kkkkkkkkkk será que o rodrigo vai entender esse teu jeito carinhoso de dizer a verdade?

Anônimo disse...

Madonna! O Gresder soltou o verbo! Posso sentir o mal-hálito dele enquanto esbraveja em frente ao computador. É como se pudesse ver a saliva respingando em cima do teclado cada vez que ele vocifera um desses palavrões.rsss

Calma Gresder, a mesma ira que tu sentes eu também sinto, e talvez o único motivo que me impessa de falar (escrever) assim, é o fato de eu estar num blog de outra pessoa.

Rodrigo, o Gresder está certo cara. Você não pode fazer de conta que não estamos falando com você. Mande-nos tomar no cú...nos fodermos, ir pra puta que nos pariu, mas não se comporte como se vivesse alheio à realidade que tentamos lhe mostrar.

Concordo com o Gresder quando ele diz que seus comentários caíram. Tudo que você escreve sobre a Bíblia, os já conhecemos mais do que voc~e provavelmente, e é por isso que evitamos ao máximo usá-la como respaldo para nossos argumentos. Eu mesmo evito isso.

Estamos abertos para qualquer tipo de debate, mas se tivermos que debater com uma máquina de repetir passagens bíblicas, fica impossível.

Não ligue para o comportamento explosivo do Gresder, mas ele é assim, eu o conheço pessoalmente, já dormimos sobre o mesmo teto e sei que ele até se controlou de mais para poder explodir.

Apesar de tudo, somos irmãos, filhos da mesma mãe, a saber a Terra.

Esdras Gregório disse...

Perdão Paulinha , só quis dar uma sacudida no Rodrigo para ele não virar um zumbi feito o Huber, tu sabes que eu sou um dos únicos que usa técnica de escrita que não empresa necessariamente meus exatos sentimentos. ele tentou converte a gente, netao tomou de vlta m esporo, nada pessoal,e não tem nada a ver com competição, e eu não “compito” com míngüem, você sabe que eu sou campeão invencível kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Continuando o meu comentário em relação à postagem...

Pois bem, eu até concordo que geralmente são as pessoas fracas que procuram força em deus e religião...por já não acreditarem mais em si, e em suas capacidades. Mas eu não concordo que são com todas as pessoas, e com todos os fracos que acontecem isso.

Claro que não sou imbecil, de não reparar que uma pessoa quando está feliz, cheia de vida, animada e sentindo-se forte, encontra-se em si mesmo o troféu do poder. E quando a pessoa está desiludida, cheia de problemas, é que ela procura o troféu do poder que ainda não possui.

Mas o que me instiga é a seguinte questão:

Você já viu um milionario frequentando sempre todos os cultos de uma igreja?! Ou orando de joelhos para Deus e pedindo nesta oração que ilumine os seus dias, que dê bençãos...e pedindo misericórdia e perdão?! Isto é ridiculo!! O milionario possui TUDO o que ele precisa para sobreviver!!!!

Para que ele quer ajuda de um deus??? Se ele está cheio de ouro????? amigos???? lugares lindos para passear????

Mas Deus existe para os injustiçados, para os pobres sedentos e miseraveis....que não são poucos.

Cerca de três quartos de toda renda mundial vai apenas para 20% da população de todo o planeta.

Temos hoje GRESDER, cerca de mais de 1 bilhão de pessoas paupérrimas, que tentam sobreviver com menos de 1 dólar por dia.

A cada 5 minutos morrem crianças de fome, e doenças evitáveis...e cerca de 30 mil crianças por dia, deixam de existir pelos mesmos motivos..

Agora vão colocar a culpa em Deus?! e vão dizer que estas situações...que estas pessoas "regaçadas" como você mesmo disse, estão procurando Deus porque só sobra isto para Elas?!

Gresder, o povo clama por uma solução.

Se NÓS humanos, fizéssemos por todas estas pessoas que sofrem o que eles necessitam, elas não precisariam estar clamando amor de um deus.

Mas elas clamam..

E você sabe o que Deus tem feito?! Não me diga NADA.

Mas nós temos comida e abrigos suficientes no planeta para abrigar e saciar a fome de todos estes seres...nós temos a melhor medicina...nós temos os melhores remedios....

Deus nos deu tudooooooooooooo aqui, nesta bola chamada TERRA, porque somos tão egoistas??? porque somos tão pobres de almas e corações???

Eu choro pela minha incapacidade ...eu choro por olhar dentro do prato que como e me lembrar que há tantas pessoas que não comem nada..

Eu choro de tristeza, eu choro porque o mundo se preocupa com a existência ou inexistência de Deus, enquanto tantos irmãos morrem ...

Me emocionei!!

Eduardo Medeiros disse...

rodrigo, dizem as más linguas que não somente noreda e gresder e marcinho dormiram sob o mesmo teto mas também na mesma cama, aproveitando a ausência da esposa do marcinho...foi o que eu ouvir falar.

Anônimo disse...

Ahhh que beleza!!!

O time todo se reuniu aqui...rsss...

Vocês tomam jeito!!

Anônimo disse...

Errata:

Dormimos "sob" e não "sobre" o mesmo teto. Se bem que a casa do Marcio está em cima da casa do pai dele, o que poderia justificar minha fala: "dormimos sobre o mesmo teto" rsss

Fui!

Eduardo Medeiros disse...

jesus disse que dificilmente um rico herdaria o reino pois sua vida e valores estavam na sua riqueza e essa atitude lhe cegava para ver a realidade miserável ao seu redor. é exatamente quando o homem passa pelo deserto que ele busca água.

Anônimo disse...

Cala a boca Edu, eu tentei omitir essa parte!kkkkk

Anônimo disse...

Avee Mariaa...no mesmo teto!!

Só um deus na justa causa...

Três línguas pretas juntas! kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Fiquei sabendo que houve até uns abraços fortes no meio da noite...rsrsrsss...

Anônimo disse...

Ana paula, há quanto tempo?


Quem lhe dá o direito de dizer que nós estamos competindo aqui? Faça-me o favor.

Olhe só o que você diz:

"Em nenhum momento vocês estão relevando a seriedade do comentário do RODRIGO, e alguns de vocês estão tacando pedra a todo o momento."

Não estamos relevando os comentários do Rodrigo?
Cada vez que respondemos a ele, ele nos manda outro comentário com mantras bíblicos que pouco têm a contribuir com a vida real.

Não chore Paulinha, morrer é preciso, miséria sempre vai existir, pobres são necessários para manter a enorme bola chamada Terra em funcionamento.

Abraços!

Esdras Gregório disse...

Nada como um bom piti para meu blog brilhar novamente kkkkkkkkkkkkk

Cadê o Rodrigo que não aparece para mim pedir perdão, não vou conseguir dormir hoje, e tudo por culpa da minha pauliência pesada.

Anônimo disse...

Edu, to te ensinando lá na CPFG!

Prestenção na fessora!! rss

E me adiciona lá.

Anônimo disse...

GRESDER,

Se não é eu na tua vida, ela empaca filho!!

Te dou ibope no facebook, te dou ibope aqui neste blog, e depois ainda me dá bronca!!

Eu sou uma anja na tua vida! rss..

Anônimo disse...

Parafraseando o grande filósofo blogosférico Edu Medeiros:

"Somente no fundo do posso é que se encontra água"

Mas só para aqueles que não têm a SABESP para abastecer sua residências.rss

Anônimo disse...

Oi EDSON!!

Pois é, faz tempo que tuas orelhas não ardem com minha voz ardentee! rss...

Eu entendi que vocês não fizeram por tão mal este comportamento aqui, e têm suas razões...mas é que de vez em quando, a nossa liberdade se perde por não sabermos limitá-la (espero que me entenda).

Realmente, pobre é necessário para manter a enorme bola...mas pobres são mais que isto, são o choque da dor e do sofrimento que precisamos ver, e que muitas vezes, mesmo estando na esquina das nossas casas, é mais fácil para nós desviarmos o olhar!

Eu fico triste sim.

Beijos.

Anônimo disse...

Rodrigão! Volta aí mano! Nós só estamos te provocando cara!

Esdras Gregório disse...

Esta história de anja/anjo na vida do outro não vai colar desta vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Conheço esta historia, to fora kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Olha GRESDERZINHO,

Se você não pedir perdão em público para o RODRIGO, eu vou aí na tua casa puxar os teus pés de noite, e permearei os teus sonhos....te acordarei todas as madrugadas com o celular tocando....e enfim, a tua pauliência vai te pesar tanto, que será preciso de um caminhão para carregar o teu corpo..

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

tô de olho no sinhô!!

Esdras Gregório disse...

Edson até esqueci-me de dizer que seu comentário sobre o leão que se recupera e depois vira de novo um devorador é um complemento do texto, servia até como um parágrafo acrescentado a ele, perfeito!

Edurdo eu sei que Jesus disse que é difícil um rico entra no céu, Jesus era um visionário, e enxergou esta demanda de gente incluída da religião oficia, Jesus não veio aos de fora e, mas aos sadios sacerdotes gordos e felizes em suas posições, Jesus veio aos arrebentados pela vida.

Todos nos fomos um dia, mas uma vez sarados, podemos ser adultos e independentes e não viver do soro da religião que nos prende coma agulhas em nossas veias.

a religião usa a conversão de criminosos como um trunfo e como uma prova e seu poder sobrenatural. Mas isso trata se de uma resolução do individuo que encontrou no seu desespero uma saída para a sua vida, pois somente uma crença e forte e fechada como a fundamentalista pode equiparar se para contrabalancear contra o peso do crime e do vicio.

Anônimo disse...

Obrigado pelo elogio Gresder, vindo de você, é muito importante.

Não quero fugir da temático do texto, por isso, vou atentar para o artigo em si, e ver o que podemos extrair deste magnífico escrito.

Quero ressaltar esta passagem:

"A religião não pode mais fazer isso com o homem, é melhor morrer fracassado, detonado, mas com orgulho, do que nos “últimos minutos” pedir perdão a “Deus” (religião) sendo que em vida plena e consciente se desprezou a religião. Nem Deus merece isso e nem o homem tamanha humilhação de sua dignidade de sofrer a conseqüência de suas próprias escolhas de ser autônomo e cooperador de seu próprio destino."

Ela fez-me lembrar Constantino, o instaurador do cristianismo em Roma. Lí certa vez, não me lembro onde, que mesmo no leito de morte, Constantino recusou-se a ser batizado como um Cristão. Daí então a prova de que o cristianismo em Roma foi a manobra política mais bem desempenhada de todos os tempos. Parabéns a este homem, que mesmo em seu leito de morte, não aceitou uma fé que não acreditava. Morreu como homem.

Abraços!

Anônimo disse...

Ao Rodrigo:

Como cético, eu tendo a puxar a sardinha mais para perto da minha brasa, e pergunto:

Não seriam loucos, esquizofrênicos e psicóticos, aqueles que ouvem a vós de Deus nos momentos de aflição?.. É sabido que até o próprio Paulo (apóstolo) sofria de ataques epiléticos com a tal chamada "aura estática" (que é uma sensação prazeirosa...transcendental, e por que não dizer...divina, como dizia Dostoiévski)

Agora, se dissermos que todas as experiências "pessoais" devem ser respeitadas, não estaríamos condenando a psiquiatria, psicologia e psicanálise à extinção?

Os argumentos da fé são, ao mesmo tempo, os mais fortes e mais frágeis que uma pessoa poderia usar para respaldar sua maneira de observar a existência. Eu explico:

Quem é louco o suficiente para afirmar que uma pessoa não pensa o que acha que pensa, e que suas fantasias religiosas não passam de uma ilusão?

Ou, quem tem tamanha insensatez de dizer que Deus existe, e que sonda o mundo com esmero (mesmo que não intervenha) a uma pessoa que optou racionalmente por não ser vítima da fé Cristã?

Abraços!

Anônimo disse...

Rodrigo, desculpe por chamar o apóstolo de epilético, mas é que os sintomas de Paulo, mais a necessidade de um médico sempre por perto, mais a forma como escrevia, elevam em muito a possibilidade de o apóstolo ter sido de fato um epilético.

Se os sintomas de Paulo descrevem os sintomas de epilepsia, então a probabilidade deve ser elevada. Por exemplo:

Segundo Atos dos apóstolos, Paulo foi cercado por uma luz...caiu...teve uma experiência religiosa...ouviu vozes e ficou cego durante três dias.

Segundo as suas cartas, teve visões...sentiu-se arrebatado para o "Paraíso"...desejou que arrancassem os olhos para substituirem os seus...sentia-se esbofeteado por Satanás...notou que escrevia com letras grandes...dizia várias vezes que queria gloriar-se e enumerava as suas fraquezas e tinha uma doença que quem pedacia costumava ser desprezado (a epilepsia era chamada de "morbus insputatus": doença cuspida; era costume cuspir nos epiléticos).

Sobre a hipótese da epilepsia Paulina, tenho consciência que muito do que se sabe, são "especulações" mas está fundamentada na comparação feita por médicos dos sintomas de epilepsia com as cartas de Paulo.

Nos sites dedicados à epilepsia, São Paulo é usado como exemplo de um epilético e a epilepsia era até chamada de "doença de São Paulo" na Irlanda.

Espero que tenha diminuído um pouco dúvida que você ficou ao me ver escrevendo que o Paulo era um doente mental.

Abraços Rodrfigão!

Eduardo Medeiros disse...

"a religião usa a conversão de criminosos como um trunfo e como uma prova e seu poder sobrenatural."

é verdade, o cara vira ex alguma coisa e as igrejas lotam para ver o testemunho do cara e recolher bastante ofertas. isso quando o próprio cara faz da sua conversão o seu novo modo de ganhar a vida.

não se faz omelete sem quebrar ovos ...

no caso do rodrigo, você devia levar em conta que ele melhorou como pessoa depois da conversão. e nem sei se realmente ele já começou a quebrar os ovos da omelete...espero que ele não precise fazer isso.

Eduardo Medeiros disse...

noreda,

"Daí então a prova de que o cristianismo em Roma foi a manobra política mais bem desempenhada de todos os tempos."

sem nenhuma dúvida a conversão de constantino foi política e não existencial. mas não se esqueça das milhares de converções verdadeiras que se alastrou pelo império, principalmente devido ao epiléptico do paulo.

eita epilepsia poderosa!!!!!!!!! kkkkkkkkkk

observação: epiléticos não são doentes mentais. pelo menos não no sentido que você quis impingir a paulo...

e esqueça essa bobagem, ninguém leu o prontuário médico de paulo; o máximo que podemos inferir é que ele tinha um problema nos olhos.

Anônimo disse...

Edu, se você ler o meu segundo comentário, verá que eu não chamo Paulo de "doente mental", antes, digo que ele era acometido por uma "doença do cérebro"

Está lá, bem explícito no segundo parágrafo, pode verificar.

Já nesta frase: "Espero que tenha diminuído um pouco dúvida que você ficou ao me ver escrevendo que o Paulo era um doente mental", eu apenas faço um alerta sobre, como interpretariam esta minha afirmação. Veja que você o primeiro a cair na armadilha.rsss

Abraços Edu, e v~e se não "pede pra sair de novo".kkkkk

Eduardo Medeiros disse...

vai te catar noreda, você disse ou não disse que paulo era doente mental? se não disse, queria dizer, sabe como é, coisas do inconsciente que você diz que não existe...

é, o rodrigão não volta mais. gresder, você é o responsável pela perda dessa ovelha que tem um tremendo potencial para sair da matrix religiosa, de sair da gaiola e voar com deus livremente sem amarras teológicas.

você será cobrado no dia do julgamento final. noreda também será cobrado por chamar o apóstolo dos gentios de doente mental e também será julgado por chamar o maior gênio da literatura russa de louco, esquizofrênico e psicótico, já que ele era um fervoroso cristão.

quanto a essa pérola norediana:

" É sabido que até o próprio Paulo (apóstolo) sofria de ataques epiléticos com a tal chamada "aura estática" (que é uma sensação prazeirosa...(sic)"

ataque epiléptico é prazeiroso?? puta que o pariu, quantos epilépticos poderiam comprovar tal afirmação?

você já viu alguém tendo um ataque epilético?

Anônimo disse...

Eduardo, não queira por palavras na minha boca. Você entendeu muito bem o que escrevi no comentário que fiz a você aí acima. Reconheça que perdeu essa mau velho. Contra fato não há argumentos, e os fatos estão cravados na escrita que está logo no topo dos comentários. Mas como gosto de das coisas muito bem certinhas, vou colar aqui o que eu disse lá em cima:

"Rodrigo, eu já estudei por inúmeras vezes a fantástica história da conversão de Paulo. E, se você permitir, e o Gresder, é claro, gostaria de aproveitar a temática para dar continuidade à teoria de que o apóstolo Paulo, era de fato um epilético.

Sua conversão foi fruto de uma alucinação, bem comum dos portadores desta DOENÇA DO CÉREBRO (grifo posterior).

Voltarei mais tarde para apresentar meus argumentos, pois agora, tenho que dar banho nos meninos que brincaram o dia inteiro na terra."

Então Edu? Acho que você deve reconsiderar.

Abraços!

Anônimo disse...

Edu, Dostoievisky certamenbte era cristão, mas por pura coincidência eu o citei aqui. Qualquer iniciante na leitura clássica saberá, lendo "Crime e Castigo", "Irmãos Karamazov" e documentos comprobatórios, que Fiodor era apilético "documentado", assim como Machado de Assis.

Sim, já presenciei crises epiléticas, muitas delas na minha escola, pois temos um companheiro de classe que sofre do mau-de-são Paulo. A partir daí comecei a pesquisar sobre a doença, e, novamente por mera coincidência esbarrei em Paulo.

Tanto Machado de Assis, quanto Fiodor Dostoievizky, quanto meu colega de classe, afirmaram ser uma sensação muito boa, chegou a compará-la a um orgasmo.

Edu, eu não estou aqui falando besteiras. jamais abriria minha boca para falar de algo que não tivesse experimentado ou vivenciado, você deveria me conhecer já.

E agora José?

Anônimo disse...

Ps. Não culpe o inconsciente pelos seus erros Edu. Eu não culpo o "meu", nem por brincadeira.

Abraços e aguardo sua retratação.

Esdras Gregório disse...

Tudo é muito simples, quem ia acreditar na genuína conversão do pior perseguidor cristão a não ser por uma mirabolante conversão,? Então é só forjar uma intervenção mística. O dia em que eu quiser ser reconhecido como fundamentalista, somente vão crer se eu pedir perdão em estado de estase para mais de cinco mil crentes extasiados do poder de Deus do pregador do dia.
Fora esta opção só se a intervenção foi real, mas me recuso a crer ate o dia em que Deus me dizer: “Gresder Gresder, por que me persegues? Dura coisa e recalcitrares contra os agrilhoes”

Anônimo disse...

Edu, para não ficar dúvidas, deixo aqui uma escrita do russo-epilético:

"Felicidade Tão forte e tão doce que por alguns segundos dessa delícia trocaria dez anos de minha vida"

Dessa maneira, por incrível que pareça, ele tentava descrever um ataque epilético.

Abraços Edu, mas você está me devendo desculpas.rsss

Anônimo disse...

Ao Edu Medeiros:

A síndrome de personalidade interictal na epilepsia do lobo temporal não-dominante consiste de hipossexualidade, hiperreligiosidade, alteração do humor e hipergrafia. (Nossa!...coincidência de novo, Paulo escrevia pra caramba, era hiper-religioso e sobre o sexo, é só ver como ele tratava este assunto).

Sua descrição, em 1974, foi seguida de extensa busca por estes sinais em uma vasta população de pacientes epiléticos. No entanto, estes estudos científicos fracassaram em encontrar este síndrome na epilepsia do lobo temporal em geral.

Sua existência foi, por conseguinte, posta em dúvida. Apresentamos o caso de um senhor de 35 anos cuja peculiaridade hipergráfica é o desenho de plantas de construção civil em grande quantidade, além de hiperreligiosidade, hipossexualidade e circunstancialidade. É o primeiro relato deste tipo de expressão gráfica associada à epilepsia parcial complexa e esclerose mesial temporal.

Dentre os mecanismos fisiopatológicos propostos, o mais coerente é o da hiperconexão temporal. Embora as crises possam ser controladas em grande parte dos casos com tratamento clínico ou cirúrgico, a sintomatologia comportamental é refratária ao tratamento psicoterápico.

fonte: http://www.neurologia.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54:sindrome-de-personalidade-interictal-na-epilepsia-do-lobo-temporal-nao-dominante&catid=3:artigos&Itemid=10

Daniel Batista disse...

Interessante o texto,apesar de não concordar em partes...
um testemunho interessante de conversão (não sei se vc acredita nisso), é do ex-Raimundos/Rodox, Rodolfo Abrantes, é só jogar no youtube.

Abraços

Anônimo disse...

O Rodolfo até poderia estar no auge da fama, mas também estava no topo do vício em drogas de todos os tipos.

Sua conversão é o prova cabal de que o texto do Gresder está perfeitamente certo, e não o contrário como você sugeriu Daniel Batista.

Nem precisei ver o You Tube, pois eu era fã dos Raimundos.

Ps. Rodox, ex-Rodolfo se converteu na Renascer...que lástima.

Abraços Daniel e volte mais vezes.

Eduardo Medeiros disse...

retratação?? vai te catar de novo!!!! kkkkkkk

vamos então por os pingos nos is.

se ficar babando, enrolando a língua quase no limite do sufocamento, tendo fortes espasmos musculares involuntários com a possibilidade de ferir-se ao bater em algum lugar é quase um orgasmo...

bom, cada um com seu prazer. se teu conhecido diz que para ele é quase um orgasmo, que seja; se dostoievisk também sentia como orgasmo, que seja.

o negócio é que para se tirar a prova agente teria que passar pela experiência mas por mim, me abstenho de tal empreitada!!!

veja o que você disse:

"Não seriam loucos, esquizofrênicos e psicóticos, aqueles que ouvem a vós de Deus nos momentos de aflição?.. É sabido que até o próprio Paulo (apóstolo) sofria de ataques epiléticos com a tal chamada "aura estática" (que é uma sensação prazeirosa...transcendental, e por que não dizer...divina, como dizia Dostoiévski)"

se paulo era epilético ou não, esse não é o cerne da questão. o problema é você dizer que por ele ser epilético, a sua experiência mística foi por causa da doença, e para completar, você pergunta (afirmando?) que tais experiências seria coisa de loucos e equizofrênicos. ou seja, você indiretamente chama paulo de louco(?)

paulo poderia ser epilético apesar de eu não ver provas suficientes para isso; zilhões de pessoas têm experiências místicas e não são nem esquizofrênicos e nem epilépticos, entende? então, a teoria é falha por falta de amostragem. a não ser que milhares de epiléticos em suas pós convulsões orgásticas, escrevessem livros capazes de mudar o rumo espiritual de todo um continente.

Anônimo disse...

Eduardo, você está se comportando como um adolescente que não quer dar o braço à torcer frente às evidências seu seu erro.

Conto com a colaboração dos outros leitores para interpretarem as minhas afirmações, pois você está sendo evasivo.rsss

Abraços!

Eduardo Medeiros disse...

não acho que fui evasivo. então responda:

1 - você acha que toda experiência mística é fruto da epilepsia ou da esquizofrenia ou da "loucomania"? sim ou não?

2 - paulo era louco? esquizofrênico? Jesus foi um grande místico, ele era louco? esquizofrênico? epiléptico? eu me considero uma pessoa mística, sou esquizofrênico? louco? bem, epilepsia eu sei que não tenho.

responda para que tudo fique claro para a minha parca capacidade de te interpretar corretamente.

abraços epilépticos.

Anônimo disse...

Noreda,

Cadê o Edson Moura??? Você está muito 'chato' cara. rss

Brincadeiras....mas porque o login do Noreda, se temos o perfil Edson Moura??

Esdras Gregório disse...

Bom já que vocês tomaram conta do blog, fiquem a vontade.

O Edson até já respondeu para o Daniel. Obrigado

E para o Rodrigo deixo isso que escrevi no facebook:

“Quando eu comecei a enviar e-mails críticos em uma lista. Percebi o poder de perturbar a fé das pessoas, daí eu fiquei mal, fiquei com a consciência pesada. Então intuí que deveria criar uma imagem de insano para espantar os fracos e assim não prejudicar as pessoas que iam ler os textos na inocência. Por isso sou agressivo, para afastar os sensíveis ao mesmo tempo em que atraio os que estão prontos para ouvir tudo.”

É impossivel ficar um mes dialogndo com a gente ser honesto e nao ser influencido no pensamento, por isso que saim os fracos.

Anônimo disse...

Edu, resolveu o problema na CPFG??

Vou ligar para o Isa esta semana, quer que eu pergunte algo a ele??

Eduardo Medeiros disse...

paulinha, eu não tenho nenhum poder de mudar nada na confraria...kkkkkkkkk eu sou um zero a esquerda. o isa saiu e nos deixou atados. não sei se está assim também com o levi e o marcinho. já estou pensando na possibilidade de uma refundação do blog sobre novas(velhas) bases.

Eduardo Medeiros disse...

gresder, fica na tua que esse blog não te pertence mais. você é um pé no saco. quem aquentar o chute que fique...não é a atitude que eu tomaria já que eu gosto de começar e de aprofundar amizades exatamente respeitando o que o outro pensa e sente, principalmente em questões espirituais. mas você está além do bem e do mal, você é na base do ame-o ou deixe-O.

EU TE AMO.

mas que fique claro que nunca, jamais, never nunquinha, nem a pau, dormiremos juntos como você fez com o edson e o marcio.

Anônimo disse...

Edu, se eu tivesse acesso à este blog, eu resolveria todo o problema...mas o problema é que não tenho mais a "chave" rss....

E alguem arriscaria a passar a senha do blogger?! Ninguém é doido! rss

Anônimo disse...

Edu, o GRESDER teve esta inspiração ultima falando comigo no MSN, pois dei mais um tanto de bronca nele...que o cérebro dele captou um comentário leviano...rsrsssss...

Ele ainda me disse que homem se intimida na presença de mulher inteligente...rssss..será que foi uma direta?! kkkkkkkkk....

Anônimo disse...

Beijosssssss...último dia de 2010 já!!! Valeu conhecer vocês neste ano de 2010!!!

O que teria sido da minha vida sem vocês???? rsss.....

FUI!!

Eduardo Medeiros disse...

noreda?

Eduardo Medeiros disse...

paulinha tá aí?

Anônimo disse...

Agora voltei...mas daqui a pouquinho partindo..diga Duzinho!!

Anônimo disse...

Cadê a jossa do contador online???

Gresderrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr arruma isto agora mesmo!!!

Anônimo disse...

Eu estava assistindo ao filme Crepúsculo Edu, não vou lhe responder hoje, não por falta de argumentos, mas é que amanhã eu tenho que ir cedinho ao detran para retiras os documentos de transferência da minha moto.

Não quero sair sa temática, mas este meu comentário já o fez, portanto, estou sendo incoerente.rsss

Você é mistico? shiiiii! É epilético.kkkkk

Brincadeira.

Abraços meu capitão, e não vejo a hora de dormirmos sob o mesmo teto.uuuuuuui!

Anônimo disse...

Esse texto é perfeito. É isso mesmo. Que bom encontrar alguem que pensa como eu. Voce está de parabens amigo. Admiro a sua coragem em postar isso, aplaudo sua atitude.

Esdras Gregório disse...

Galera estou indo a tarde para Ubatuba e se eu não voltar vivo para campinas. Deixo meus clientes para meu irmão, os direitos autorais do meu livro publicado para minha mãe. Digam ao meu pai que eu não precisei chegar aos quarenta para dizer: “meu pai estava certo”. Aos amigos outorgo o direito de interpretar-me. E a Deus reivindiquem que eu amei tanto, e fui tão apaixonado por Jesus na pureza da minha juventude que isso me servira de deposito diante Dele.

Quanto a proposta do Edson de voltarmos para a confraria, que ela se exploda! Aquilo só serviu para de trampolim para quem não tem capacidade de escrever textos sérios de desmitologizaçao como a gente e ficam tagarelando o que os outros escrevem na internet. mais para frente a gente monta um negócio fechado, de escritores responsáveis e não de leitores debochados.

Esdras Gregório disse...

Apresente se anônimo!? Seria um prazer saber quem tu és!

Eduardo Medeiros disse...

e sua muitas mulheres, deixarás para quem...?

Anônimo disse...

Que mulheres Edu? O cara é um frustrado como o Bigodudo alemão. Não tem mulher nenhuma, provavelmente vai com um bando de marmanjos da Igreja. Vão até fazer um Luau para adorar ao Deus todo poderoso criador do céu e da Terra.

Boa viagem Gresder, e ore por mim tá?

Anônimo disse...

Gresder, sei que não estás por aqui, mas deixo-lhe meus votos de felicidades para 2011.

Te amo meu amigo!

Eduardo Medeiros disse...

gresder, quero te desejar um feliz ano novo com muitas raivas, desiluções, frustrações, lágriams, mas também amores, felicidades, contentamentos, sorrisos, alegrias, vitórias, realizações...

ou seja, que você viva!!!!! e como postou o mais sábio da confraria, viver e não ter a vergonha de ser feliz...

foi muito bom te conhecer, ainda espero em breve poder te encontrar pessoalmente assim como os demais loucos fugitivos de javé.

Anônimo disse...

GRESDER,

Seu maluquette!!

Feliz 2011 para você, com muito trabalho, saúde, felicidades, amores, alegria e dimdim no bolso.

Lembro-me que em Janeiro de 2010 você me encontrou aqui neste mundinho virtual, e hoje já se faz 1 ano que nos conhecemos..e espero que nosso vínculo afetivo se estenda por muitos anos...adoro te atormentar!! rss

Beijos.

Anônimo disse...

Gresder! Cadê você mano? Se morreu afogado no mar, por favor, mande um texto psicografado para nós aqui na blogosfera. Captou a mensagem hein...hein? texto psicografado, hum...humm, e´bem o seu perfil.rsss

Postar um comentário

.
“todo ponto de vista é à vista de
um ponto, nos sempre vemos de um
ponto, somente Deus tem todos os
pontos de vista e tem a vista de
todos os pontos.”
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...