terça-feira, 20 de abril de 2010

O antropocentrismo dos ensinamentos de Cristo



O sábado foi feito para o homem e não homem feito para o sábado assim como o homem não foi feito para nem uma lei, mas todas as leis foram feitas em função do homem, para servi-lo em seu próprio bem. A felicidade do homem esta acima de toda lei, pois toda lei foi feita para preservar a sua dignidade e direito. Constituído pecado não a infração da lei pelo valor da lei em si, mas pelo dano a que transgressão causa ao próprio homem.

Toda lei existente quer humana ou divina se institui para regular a vida dos seres de tal forma a promover o máximo bem estar geral dos entes que compõe o sistema em que vivem. Nem uma lei existe por si mesma, nem uma tem valor intrínseco fora da relação com os seres sensíveis do universo. Mas todas foram feitas para o homem, para promover a sua felicidade e segurança, estando ele acima dela, por ela estar a seu serviço promovendo a justiça e paz entre os seus semelhantes.

O alvo absoluto de toda busca humana constitui na procura pela sua felicidade, não tendo outro a não ser este, pois todas as coisas feitas, quer conscientes ou inconscientes, são direcionadas a este fim. Não importa os meios e caminhos tomados por cada individuo, o seu objetivo é o mesmo: a sua felicidade, independente das dores e privações físicas que ele enfrenta em seu percurso. Esse é o seu bem máximo, e é por isso que Deus nos céus e os homens na terra instituíram leis diversas para assegurar a vida e felicidade de cada ser em geral.

Mas se a lei que existe para ser obedecida pelo seu propósito de garantir o bem do homem, causar mal ao homem, ela não só pode como deve ser abolida ou reinterpretada. Pois se aquilo que existe para dar vida e paz, escravizar e oprimir o homem, já não serve mais, por não produzir aquela designação pela qual foi instituída. Portanto o que não produz vida e paz já não tem valor como regra, possibilitando cada um a buscar a exceção da lei que devolvera o seu direito de novo a vida e tranqüilidade. Esta e a seqüência lógica do entendimento que vem das palavras de Jesus em relação à guarda do sábado. Pois para Ele a Lei tinha que se dobrar em reverência diante da Vida, pois maior é a Vida que a Lei.

Porquanto Ele como ninguém viu que os homens oprimiam seu semelhante pela guarda da lei, fazendo dela um alvo absoluto como se ela mesma fosse mais importante do que cada pessoa. Entretanto para Ele primeiro vem o homem e depois a lei para servi-lo, e não primeiro a lei e depois o homem para idolatrá-la como faziam os “evangélicos’ daquela época, isto dito por que os evangélicos de hoje com as suas regras absolutas de costumes e condutas são a representação mais próxima e fiel do farisaísmo daqueles dias.

Gresder Sil

23 comentários:

Anônimo disse...

Gresder, um ótimo texto que reflete muito bem as palavras de Jesus acerca do papel da Lei em relação aos homens, e que é o de serví-lo, jamais escravizá-lo. Abraço.

Anônimo disse...

Amigo GRESDER,

Parece que os confraternos da BLOGOSFERA foram arrebatados....

Sumiram todos...kkkkkkkkkk

Abraços querido!!

Unknown disse...

Amigos

Este é meu novo endereço de blog: http://centelhasde1coracao.blogspot.com/

Ainda faltam alguns ajustes

Eduardo Medeiros disse...

"Olha gresder, você tá se embolando todo no que é mito e no que é "fato". Se a queda nunca existiu literalmente, pra que precisamos que o sacrífio que trouxe redenção também não seja?"

pois é, já que você não me respondeu a esta minha indagação, postei-a aqui novamente. Eu quero saber.

Eduardo Medeiros disse...

Gostei muito de

"...Constituído pecado não a infração da lei pelo valor da lei em si, mas pelo dano a que transgressão causa ao próprio homem."

uma excelente construção de quem tem o que dizer.

Esdras Gregório disse...

Eduardo eu pensei que já tinha respondido esta questão mas então releia este texto para ver se você entende a minha colocação:

SACRIFÍCIO ETERNO

Será que no mais profundo da nossa fé precisamos dos eventos históricos que envolvem a vida daquele que foi ungido para ser a face de Deus entre os homens. A sua vida não foi tão singular entre as pessoas que talvez elas o envolvessem em um manto mitológico de eventos e fatos que assegurariam para o futuro a sua natureza Divina imune ao processo (“impuro” e deteriorável) comum de nascimento, vida e morte dos mortais.

Desde o seu nascimento e partida, ha aparições e eventos relatados um tanto quanto para causar deslumbramento, e assegurar a fé em sustentações não humanas. Não que o que aconteceu com ele não possa ser de fato histórico, antes muito mais do que isso, pois são supra-histórico, como repetição na existência o que se foi feito na essência e na eternidade do cordeiro imolado desde a consumação de todos os séculos.

Todo detalhe que porventura não foi um acontecimento histórico, foi como um símbolo de um ato eterno da redenção ministrada no cordeiro desde a fundação de todas as eras, não só para esse mundo, mas para todos os mundos e criaturas de Deus neste universo infinito sem começo e sem fim de dias e limites de espaços. Uma vez que o Criador seja ilimitado em sua capacidade de criar reinos e seres morais, livres e autoconscientes, ele haveria de providenciar um cordeiro eternamente sacrificado, para todos os mundos e universos que existiram, existem e existirão para todo o sempre.

Não que essa obra seja um ato físico envolvendo ação e movimento em algum lugar espacial fora deste nosso mundo, mas sim um estado existencial na disposição do Ser do Criador para com as suas criaturas; pois de fato Deus sendo Espírito não precisa de um sacrifício concreto de sangue para que seja aplacada a sua Ira e Justiça, mas criou a mais linda história como símbolo eterno de redenção para todos os mundos, representado aqui no palco desta terra, na Vida e Paixão do seu Servo Jesus.

Esdras Gregório disse...

Então Edurdo conforme esta frase: “pois de fato Deus sendo Espírito não precisa de um sacrifício concreto de sangue para que seja aplacada a sua Ira e Justiça, mas criou a mais linda história como símbolo eterno de redenção para todos os mundos” não existe de fato um sacrifício de redenção, mas uma historia de crucificação que simboliza para o nosso coração um ato de redenção do criador.

Esdras Gregório disse...

Paulinha Jair e Isaias que comentários mais mixurucas são estes rsrs, mas eu dou um desconto pois eu também, alem de ter pouco tempo de computador, estou com uma preguiça de morrerrrrrrrrrrr....................

Oseias B. Ferreira disse...

Gresder,

A Lei que se dobre em reverência diante da Vida, pois maior é a Vida que a Lei, mas se esta não promover o Bem e a Vida, então que se anule, ou que se "reinterprete", conforme suas palavras.

Anônimo disse...

Estou aqui pra retribuir a não esperada visita, porém bem vinda, e conhecer o cristianismo a-religioso, que por sinal, deveria ser único, de modo que todos se tornassem irmãos em Cristo.

Passarei mais vezes ler e refletir.
Em paz,

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahah....GRESDERZITTO....mais um pouquinho espera aí...hahahahahahahaaaaaaaaaaaa


Pensa que não estou observando que você é mais liso que quiabo né!!

Campinasss ooHHH terra boaaaaa.....fácil de encontrar na Blogosfera...kkk

Heheheheheeeeeeeeeeeeee.......

Eduardo Medeiros disse...

Gresder, deus sendo espírito não deve ter ira e nem senso de justiça...

Marcio Alves disse...

Sim, de fato é verdade, pecado é a transgressão da vida e a sua respectiva desvalorização, lembro do filme "jogos mortais" onde a filosofia do cara que matava as pessoas jogando com a vida delas era justamente esta logica, elas não valorizavam suas vidas!!

Pecado é não ser feliz, e não buscar o seu próprio bem, é prejudicar a vida de outros, é não viver a vida em sua totalidade.

Esdras Gregório disse...

Que negocio é este Paulinha , você esta queimando o meu filme.

Eu te conheci deste modo e ainda te arrumei um namorado e você me retribui deste jeito...

Pode se desculpando e criando amizade com a moça e falando que eu sou um bom menino, e que consigo manter amizade com belas mulheres sem paquerá-las assim como eu fiz com você sua ingrata...

Esdras Gregório disse...

Oseiaa, gostei tanto das suas palavras que eu inseri algumas no meu texto.

De uma olhada na ultima frase do penúltimo parágrafo.

Como você não patenteou e eu concordo com o que foi escrito, eu roubei-as de você, hahaha perdeu garoto...

Esdras Gregório disse...

Eduardo você escreveu e eu acrescento : “Gresder, deus sendo espírito não deve ter ira e nem senso de justiça...nem amor ou misericórdia, mas como a sensibilidade é o canal humano de contato com a divindade Ele usa dos termos e símbolos que representam Amor ou Ira para tocar o ser humano.

Esdras Gregório disse...

Marcio como dizia meu Pai: “pecado é cagar trepado” rsrs eu acho que isso significa... não sei o que significa, mas deixa eu ver hhhhhhhhhhh.... deve ser que pecado é não ser normal, é não viver a vida de forma natural, sem neura de “isso é pecado”, conforme bem entendi no seu comentário.

Anônimo disse...

Tá bom..tá bom....

Não serei mais ingrata meu CUPIDOOO....hahah...

Olhe Mariane,

Seja muito bem-vinda a esta sala onde o odor masculino é intenso e o perfume das flores femininas anda bem escasso...ou seja, a sorte deste menino é que ultimamente ainda ando visitando este blog, e deixando um rastrinho de alma feminina por aqui, senão coitado...estava lascado e ferrado com este batalhão de homens que anda por aqui..hahahahah.......

Mas olha, este menino é o menino prodígio viu Mariane, mas só não faça muitos elogios não, porque o ego dele já está para explodir feito uma dinamite, de tantos elogios que ele adora receber, e dar que é bom, nenhum pouco......

Aqui é só vem a nós ao vosso reino...hahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Mas então, precisando de ajuda, mande um help...que a Paulinha aqui, dá uma forcinha pra ti...afinal, somos os três da mesma terrinha.....kkkkkkkkk

Beijos!!

Tá bom né Gresderzitto??!! kkkkkkkkkkkk

Esdras Gregório disse...

Eu estou achando que a MARIANE não é muito de papo não, não adianta vocês irem lá para ela fazer volume no blog de vocês seus urubus, a menina é ocupada, ou ela deve achar que a gente é tudo maluco...Mas de qualquer jeito obrigado Paulinha, você só me deve agora chamar o Edson e apresentar uma das suas alunas “fogosas” para a gente fazer um “quatro é par” lá no boliche rsrs

Anônimo disse...

Eiiii mas este menino não tem jeito mesmo.....hahaha....

Você é terrível!!

Anônimo disse...

Gresderzitto,

Olha ficou ótimo o contador..

Masssss na minha opinião, ficará dez vezes melhor se você colocar no canto superior à direita da página..pois ficará mais visível aos visitantes!!

Abraços!!

Anônimo disse...

Céus, meu nome passeando por ai e só agora pude ler! Quão lenta eu sou!
Pois bem Paulinha, sou mais uma alma feminina partilhando deste espaço "virtualístico" com vc rs Aliás, não sei pq acharia que vcs são loucos.. hoje somos todos loucos em comparação ao passado e muito sãos quando vir o futuro. Portanto, não se desculpem.
E querido Gresder, não sinta-se acanhado! O fato de não ter lido td antes não significa que não sou "de muito papo", como vc diz. Se meu dia tivesse 48 horas já teria comentado antes. Gostei bastante dos textos.,,oops! Esquecí! Só não posso elogiar muito, afinal:
PAULINHA: o ego dele já está para explodir feito uma dinamite, de tantos elogios que ele adora receber

Esdras Gregório disse...

Mariane fiquei muito feliz em você retornar a esta sala do pensamento que já foi uma bagunça sem tamanho antes da Paulinha colocar ordem neste barraco.

Eu estou lendo seus textos também, inclusive já deixei um comentário em um post antigo, vejo que você já conhece minha fama de gostar de receber elogios, mas esses cabeçudos não entendem que quando eu peço para receber mais bajulações eu somente estou jogando na caras deles que todos nos escrevemos, estudamos e nos empenhamos nas coisas não para salvar o mundo, masfazemos quase tudo inconcientemte para satisfazer nosso ego.

Obrigado .

Postar um comentário

.
“todo ponto de vista é à vista de
um ponto, nos sempre vemos de um
ponto, somente Deus tem todos os
pontos de vista e tem a vista de
todos os pontos.”
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...